Seja em condomínios, shoppings, ou prédios públicos, o uso da pavimentação asfáltica para estacionamentos chama cada vez mais atenção de arquitetos e engenheiros que buscam maior eficiência e melhor custo-benefício para os seus projetos.
Mesmo a construção de um estacionamento se tratando de uma obra relativamente simples, é necessário levar em consideração alguns fatores importantes. Para garantir um bom planejamento, toda obra necessita de um projeto prévio, especialmente no que diz respeito à pavimentação.
As empresas da construção civil estão cada vez mais atentas às novas tecnologias que surgem, visando trazer principalmente economia, eficiência e sustentabilidade.
Nós, da Britagem Vogelsanger, preparamos esse texto para você entender como é feita a pavimentação em estacionamentos. Confira.
Entenda o que é pavimentação asfáltica
Trata-se do pavimento feito com o uso de material derivado de Petróleo denominado CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo), juntamente com materiais pétreos, além de outros aditivos que podem ser empregados na mistura para formar o famoso asfalto, também conhecido como CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).
Como é feita a pavimentação para estacionamentos
Seja qual for o tipo de terreno onde será realizada a pavimentação asfáltica do estacionamento, deve ser feito um trabalho de reconhecimento da área com estudo específico do tipo de solo, para, na sequência, preparar a sub-base, a base e finalmente aplicar a camada final de rolamento em CBUQ.
Os estacionamentos ficam muitas vezes em áreas abertas, expostas às intempéries como sol e chuva. Além disso precisam suportar as cargas que estarão atuando sobre ele, inclusive durante a sua própria execução. Independentemente do tipo de material escolhido, os trabalhos de reconhecimento e estudo de solo, compactação e preparação de sub-base são fundamentais.
Após o estudo do solo da área, o terreno deve ser preparado para realizar o projeto de pavimentação, pois o solo é o principal responsável pela absorção e distribuição dos esforços recebidos na área pavimentada.
Sendo assim, o asfalto é a opção mais usual para a pavimentação de estacionamentos, sendo uma alternativa econômica e eficiente para obter qualidade no pavimento. A manutenção corretiva pode levar anos, caso o projeto e a execução atendam a todos os parâmetros observados em normas técnicas.
Principais vantagens da pavimentação asfáltica para estacionamentos
O asfalto é principalmente utilizado na pavimentação de estacionamentos de grande porte. Isso ocorre devido à mão de obra e uso de maquinário pesado para o procedimento.
Entre as principais vantagens da pavimentação asfáltica para estacionamentos, estão:
- Alta flexibilidade;
- Maior custo-benefício para estacionamentos em grandes áreas;
- Possibilidade de reparos pontuais;
- Não necessita de juntas de dilatação térmica;
- Trafegabilidade facilitada.
Existem outros tipos de pavimentação, como concreto, que apesar de ser rígido, apresenta menos flexibilidade, podendo ocorrer quebras e fissuras, além de seu custo inicial ser elevado. Por isso, o asfalto é a escolha mais inteligente para esses espaços, pois é um material próprio para o tráfego dos mais variados tipos de veículos.
Como o estacionamento é uma área onde veículos entram e saem a todo momento, o asfalto permite uma melhor resistência às movimentações, por ser muito flexível e oferecer resistência térmica.
Outro benefício é a valorização do espaço, pois o ambiente fica mais limpo e conservado, com um acabamento uniforme, propiciando um excelente visual, combinado com a funcionalidade.
Para garantir a maior qualidade na pavimentação, é possível contar com os serviços especializados da Semear Brasil. Oferecemos os melhores materiais e serviços para a pavimentação asfáltica de estacionamentos com a maior tecnologia e qualidade do mercado. Entre em contato.